VIII Semana de História Podem os historiadores mudarem o passado? Fronteiras entre História, Educação e Política na contemporaneidade

Data da Publicação: 29/11/2020

A Semana História é um evento regular, promovido anualmente pelo Departamento de História da Universidade Federal de Rondônia, campus de Rolim de Moura. Sua finalidade, além promover a formação continuada, é fomentar o debate acadêmico e articular ações de ensino, extensão e pesquisa, estas, atividades fins da Universidade.


Hoje mais do que em outros momentos da história recente do país, conhecer a história se faz necessário, existe em curso uma série de narrativas acerca do passado que tem negado acontecimentos já consagrados em pesquisas históricas respeitadas pela comunidade científica. A Semana de História é um evento acadêmico realizado anualmente, que entra em sua oitava edição. O tema proposto para as reflexões e investigações que estarão presentes no evento, tem como propósito a discussão sobre os processos de negação, reinvenção e deslocamentos muitos dos quais improcedentes acerca de fatos, acontecimentos, processos e momentos históricos, sem compromisso com o verossímil ou o rigor acadêmico para a escrita e narrativa da história.  Tais composições fatídicas quem vem sendo alocadas enquanto verdade atravessam os saberes da sociedade em geral e conduzem a interpretações perigosas quanto a banalização do mal, assim, a proposta prima por estabelecer diálogos entre história, educação, ensino e política na atualidade. Pretende-se discutir, debater e contrapor construções discursivas que atravessam os ambientes sociais e em especial os espaços educativos com ênfase na dimensão política. O evento terá também finalidade de socializar experiências, dificuldades e apontar caminhos para posicionamentos proativos frente as apropriações ficcionais acerca do passado, que tem se desenhado de modo a justificar posicionamentos que em pouco, ou nada corroboram para a vida em sociedade de modo justo, colaborativo e coletivo em detrimento dos modelos individualistas que tem se apresentado na conjuntura local e total. Ao entrelaçar história, educação e política verte-se em direção a compreensão do fazer pedagógico enquanto ato político não dissociado das outras dimensões que operam na realidade escolar e na vida dos indivíduos em sociedade. O evento terá carga horária, para os participantes, de 20 horas.




<<
Setembro 2021
>>
DoSeTeQuQuSe
   1234
567891011
121314151617
18
19202122232425
2627282930