13 jul 2023
29 nov 2020
12 mar 2019
Do | Se | Te | Qu | Qu | Se | Sá |
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |
15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 |
22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 |
29 | 30 | 31 |
CÓD. NO SINGU: DHR30018
DISCIPLINA: Psicologia da Educação
CARGA HORÁRIA: 80h
CRÉDITOS: 04
OBJETIVO
Propiciar o conhecimento dos fenômenos que compõem e influenciam o processo de aprendizagem e do desenvolvimento humano, a distinção das diferentes teorias que fundamentam o processo de aprendizagem e do desenvolvimento, permitindo a reflexão sobre o relacionamento entre aprendizagem e desenvolvimento como componentes de um estudo global do ser humano em situação educativa.
EMENTA
Psicologia - origens históricas, conhecimento científico e senso comum, objetos de estudo, métodos de investigação e campos de aplicação. Psicologia e Educação - correntes teóricas da Psicologia e suas repercussões na Educação. O normal e o patológico. Fracasso escolar. As teorias de desenvolvimento humano e aprendizagem na perspectiva construtivista de Jean Piaget, na concepção dialética de Henri Wallon. A perspectiva histórico-cultural do psiquismo humano: Vygotsky, Lúria e Leontiev. Novas Tendências em Psicologia da Educação.
METODOLOGIA
Aulas expositivas;
Estudo em Grupo;
Seminários;
Projeção de Filmes;
Atividades de Campo;
Estudo de Caso; Pesquisa Bibliográfica.
PROGRAMA
1. Constituintes Básicos do Comportamento
1.1. Percepção, Atenção, Memória
1.2. Motivação
1.3. Emoção
1.4. Personalidade
1.5. Criatividade
2. Concepções de Desenvolvimento
2.1. Teoria de Jean Piaget
2.2. Teoria de Vygotsky, Luria e Leontiev
2.3. O Desenvolvimento Infantil segundo Wallon
3.4. A Teoria Psicanalítica de Sigmund Freud
3. Desenvolvimento da Infância
3.1. Desenvolvimento Físico e Psicomotor
3.2. Desenvolvimento Afetivo
3.3. Desenvolvimento Social
3.4. Desenvolvimento da Inteligência
3.5. Desenvolvimento da Linguagem
4. Adolescência
4.1. Adolescência e Puberdade: Definição e relações
4.2. As Mudanças físicas da puberdade e suas conseqüências psicológicas
4.3. Relações Sociais na Adolescência
4.4. Atitudes e Comportamento Sexual no Adolescente
5. Psicologia da Aprendizagem
5.1. A aprendizagem como objeto de estudo
5.2. Significado da aprendizagem na vida humana
5.3. Processos característicos da aprendizagem
5.4. Condições para que a aprendizagem ocorra
5.5. Os fatores que influenciam a aprendizagem humana
5.6. Motivação e aprendizagem
5.7. As principais abordagens teóricas em Psicologia da Aprendizagem: Gestalt; Behaviorismo; Teoria Cognitiva e Teoria Interacionista
5.8. Fracasso escolar
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CARRARA, K. (org.) Introdução à Psicologia da Educação: seis abordagens. São Paulo: AVERCAMP, 2004.
FIGUEIREDO, L. C. Psicologia- uma introdução. São Paulo. Educ. 1991.
MEIRA, M.E.M.; ANTUNES, M.A.M.(orgs.). Psicologia Escolar: teorias críticas. São Paulo, Casa do Psicólogo, 2003.
PATTO, M.H.S. Produção do Fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. S.P.: Casa do Psicólogo, 1997.
FERREIRO, Emília: Atualidade de Jean Piaget. Porto Alegre: Artmed, 2001.
GALVÃO, Izabel. Henri Wallon – uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Rio de Janeiro: Ed. Vozes, 1995.
GOLDER, M. (Org.) Leontiev e a psicologia histórico-cultural: Um homem em seu tempo. São Paulo: Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Atividade Pedagógica: Xamã, 2004.
PIAGET, Jean. Psicologia da Criança. S. Paulo: Ática, 1998.
VIGOTSKII, L.S.; LURIA, A.R. e LEONTIEV, A. N. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. 7 ed. São Paulo: Ícone, 2001.
VYGOTSKY, L.S. A Formação Social da Mente. 6a. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
FIGUEIREDO, L. C. Matizes do Pensamento Psicológico. Petrópolis, Vozes, 1993.
FREITAS, M. T. de A. Vygotsky & Bakhtin – Psicologia e Educação: um intertexto. São Paulo, Ática, 1994.
MACHADO, A . M. e SOUZA, M.P. R. (orgs.) Psicologia Escolar: em busca de novos rumos. S.P., Casa do Psicólogo, 2004, 5a.ed.
TANAMACHI, E.; PROENÇA, M.; ROCHA, M.(orgs.). Psicologia e Educação: desafios teórico-práticos. Casa do Psicólogo, 2002.
COLL, C. Aprendizagem escolar e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
COLL, C. PALACIOS, J. MARCHESI, A. (orgs.). Desenvolvimento Psicológico e Educação: Psicologia da Educação (vol.3) Porto Alegre: ArtMed, 1995.
COLLARES, C. A. L. e MOYSÉS, M. A. A. Preconceitos no cotidiano escolar: ensino e medicalização. São Paulo: Cortez, 1996.
LA TAILLE, Y.; OLIVEIRA, M.K. DANTAS, H. Piaget, Vigotski e Wallon: Teorias, Psicogenéticas em discussão. 4 ed. São Paulo: Summus, 1992.
LEONTIEV, A. O desenvolvimento do Psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.
MOYSÉS, M. A. A. A institucionalização invisível: crianças que não-aprendem-na escola. Campinas, SP.: Mercado de Letras; São Paulo: Fapesp, 2001.
SALVADOR, César Coll. Aprendizagem escolar e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artes Médicas. 1994.
WALLON, Henri. A Evolução psicológica da Criança. Trad. Cristina Carvalho: Edições 70, 1998.