13 jul 2023
29 nov 2020
12 mar 2019
Do | Se | Te | Qu | Qu | Se | Sá |
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |
15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 |
22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 |
29 | 30 | 31 |
CÓD. NO SINGU: DHR30003
DISCIPLINA: Introdução aos Estudos Históricos
CARGA HORÁRIA: 80h
CRÉDITOS: 04
OBJETIVO
Compreender o que é o conhecimento histórico, como se produz e sua finalidade, relacionando História e memória, a crítica e a análise histórica, nas principais abordagens interpretativas da História ocidental ao longo do tempo e as diferentes Histórias.
EMENTA
Técnicas de leitura e fichamento de textos (fontes primárias e secundárias) e de materiais não-textuais. A natureza do conhecimento histórico. Principais correntes da historiografia. O ofício do historiador.
METODOLOGIA
A disciplina será desenvolvida através dos seguintes procedimentos metodológicos: aulas expositivas e dialógicas, trabalhos individuais e coletivos (em grupo), estudo com leitura de textos indicados, debates, seminários, filmes e análises de temas específicos.
PROGRAMA
1. O que é e para que serve a História?
2. O ofício de historiador e a construção do conhecimento histórico.
3. História e memória.
4. Diferentes abordagens, diferentes Histórias:
4.1. A Ilustração.
4.2. A invenção do progresso.
4.3. Revolução e restauração.
4.4. Marx e o materialismo histórico.
4.5. Historicismo e nacionalismo.
4.6. As três gerações dos Annales
4.7. A História Cultural
5. Ideologias e mentalidades: a História numa encruzilhada.
6. História e interdisciplinaridade.
7. História e pós-modernidade.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BLOCH, Marc. Apologia da História: ou o ofício de historiador. Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 2002.
BOURDÉ, Guy; MARTIN, Hervé. As escolas históricas. Lisboa: Publicações Europa-América, s/d.
BURKE, Peter. A escola dos Annales, 1929-1989. A Revolução Francesa da Historiografia. São Paulo: Ed. Da UNESP, 1997.
CARDOSO, Ciro F.; Uma Introdução à História. São Paulo: Brasiliense, 1984.
_____; VAINFAS, Ronaldo (orgs.). Domínios da História: Ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Ed. Campos, 1997.
CARR, Edward H. O que é História? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
FONTANA, Josep. A História dos homens. Bauru: EDUSC, 2004, p. 107-241.
GRAMSCI, Antônio. Concepção dialética da história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1987.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. 4. ed. Campinas: Ed. Da UNICAMP, 1996.
RIOUX, Jean-Pierre; SIRINELLI, Jean-François (direc.). Para uma História Cultural. Lisboa: Ed. Estampa, 1998.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BOUTIER, K.; JULIA, D. Passados Recompostos: campos e canteiros da história. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997.
BRAUDEL, Fernand. História e Ciências Sociais. Lisboa: Presença, 1990.
BURKE, Peter. A Escrita da História: Novas Perspectivas. São Paulo: UNESP, 1992.
DOSSE, François. A História em migalhas: dos "Annales" à "Nova História". São Paulo: Ensaios, 1992.
FEBVRE, Lucien. Combates pela História. Lisboa: Presença, 1989.
FONTANA, Josep. Introdução ao estudo da história geral. Bauru: EDUSC, 2000.
_____. História: Análise do passado e projeto social. Bauru: EDUSC, 1998.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1986.
GLÉNISSON, Jean. Iniciação aos Estudos Históricos. São Paulo: DIFEL, 1983.
GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais. São Paulo: Cia das Letras, 1989.
HOBSBAWM, Eric. Sobre História. São Paulo: Cia das Letras, 1998.
LE GOFF, Jacques; LADURIE, E. Le Roy; DUBY, Georges. A Nova História. Lisboa: Ed.70, 1977.
REIS, José Carlos. A Escola dos Annales: a inovação em História. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
_________. História & teoria: historicismo, modernidade, temporalidade e verdade. 3 ed. Rio de Janeiro: FGV, 2007.