13 jul 2023
29 nov 2020
12 mar 2019
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CÓD. NO SINGU: DHR30001
DISCIPLINA: Filosofia
CARGA HORÁRIA: 80h
CRÉDITOS: 04
OBJETIVO
Relacionar Filosofia e Educação, identificando o homem como sujeito da história. Situar os ideais filosóficos nos diferentes períodos históricos. Identificar e analisar as principais correntes filosóficas que influíram na história. Compreender a influência da filosofia na educação.
EMENTA
Origem e natureza da Filosofia. As questões filosóficas na história da filosofia. Filosofia da historia. Trabalho, realização e alienação; Consciência crítica e filosofia; Ideologia e dominação social; A filosofia na Antiguidade; A filosofia medieval; A filosofia moderna; A filosofia do século XX; Filosofia e Sociedade; Karl Marx e o Materialismo Dialético. Filosofia da educação.
METODOLOGIA
A disciplina será desenvolvida através dos seguintes procedimentos metodológicos: aulas expositivas e dialógicas, trabalhos individuais e coletivos (em grupo), estudo com leitura de textos indicados, debates, seminários, filmes e análises de temas específicos.
PROGRAMA
1. ORIGEM E NATUREZA DA FILOSOFIA.
1.1. Mito e filosofia.
1.2. A origem da filosofia: os pré-socráticos.
1.3. Algumas caracterizações gerais da filosofia.
1.4. Apresentação geral dos temas tradicionais da filosofia.
1.4.1. A questão do ser: metafísica, ontologia.
1.4.2. A questão do conhecimento: epistemologia.
1.4.3. A questão do agir: a ética.
2. AS QUESTÕES FILOSÓFICAS NA HISTÓRIA DA FILOSOFIA.
2.1. A filosofia antiga: a acento na questão do ser.
2.2. A filosofia medieval: a questão da razão e da fé.
2.3. A filosofia moderna: a acento na questão do conhecimento. A revolução científica. Filosofia e ciência.
2.4. A filosofia contemporânea.
3. FILOSOFIA DA HISTORIA
3.1. O objeto da filosofia da historia;
3.2. O significado da filosofia da historia, na historia da filosofia;
3.3. Pragmática: a constituição pratica do pensamento histórico;
3.4. Experiência temporal e identidade pessoal - a origem da consciência histórica;
3.5. Fundamentos da Filosofia Marxista
4. FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
4.1. Dialética entre o afetivo e o cognitivo.
4.2. A educação como passagem do senso comum à consciência filosófica.
4.3. Pressupostos filosóficos das teorias educacionais.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ARANHA, Maria Lúcia Arruda. Filosofia da Educação. São Paulo: Moderna,1996.
CARRILHO, M.M. O que é filosofia? Lisboa: Editora Difusão Cultural, 1994.
CERTEAU, M. A Escrita da Historia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982;
CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. 3ª Ed. São Paulo: Editora Ática, 1995.
ENGUITA, Mariano. F. Escola Trabalho e Ideologia. Marx e a crítica da Educação, artes médicas, 1993.
FOLSCHEID, D. & WUNENBURGER, J.J. Metodologia filosófica. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
GONZÁLEZ CASANOVA, P.G. Exploração, colonialismo e luta pela democracia. Petrópolis: Vozes, 2002;
GRAMSCI, Antônio. Concepção dialética da história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1987.
HARNECKER, Marta. Os conceitos elementares do materialismo histórico. 2ª ed. São Paulo: Global, 1983.
PONCE, Aníbal. Escola e luta de classes. São Paulo, Cortez, 2001.
RESENDE, Antônio. (org.) Curso de Filosofia: Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1986.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CHOSSUDOVSKY, M. A Globalização da Pobreza: impactos das reformas do FMI e do Banco Mundial. São Paulo: Moderna, 1999.
FRIGOTTO, G. Educação e crise do capitalismo real. São Paulo: Cortez Editora, 1995.
GADOTTI, Moacir. História das idéias pedagógicas. São Paulo: Ática, 1993.
JAPIASSU, Hilton. O mito da neutralidade científica. Rio de janeiro: Imago, 1975.
MAQUIAVEL, N. O Príncipe. Coleção Leitura. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1996.
MARX Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto Comunista. São Paulo, Forgrel, 2006.
_____. A Ideologia Alemã. São Paulo, Martins Fontes, 1989
SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. São Paulo: Cortez, 1984.
_____. Educação do senso comum à consciência filosófica. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 1986.
SAVIANI, Dermeval. Tendências e correntes da educação brasileira. In: MENDES, Dermeval Trigueiro (Coord.). Filosofia da educação brasileira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1987, p.19-47.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Educação, ideologia e Contra-Ideologia. São Paulo: EPU, 1996.