13 jul 2023
29 nov 2020
12 mar 2019
Do | Se | Te | Qu | Qu | Se | Sá |
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |
15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 |
22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 |
29 | 30 | 31 |
CÓD. NO SINGU: DHR30014
DISCIPLINA: História da Educação
CARGA HORÁRIA: 80h
CRÉDITOS: 04
OBJETIVO
Contribuir na formação de um professor/a com visão crítica da educação constituída por meio da análise do processo histórico, visto na sua dimensão dinâmica e transformadora e na compreensão dos fenômenos educacionais brasileiros em suas relações com os contextos sociais, econômicos e políticos em que se encontram inseridos.
EMENTA
A educação por meio da história da humanidade: dos tempos primitivos ao século XXI. As relações com história e com a educação nos aspectos políticos, econômicos, sociais e ideológicos. As teorias pedagógicas e a organização da educação. História da educação no Brasil. Tendências e perspectivas da educação contemporânea. Perspectivas educacionais na sociedade globalizada.
METODOLOGIA
A disciplina será desenvolvida através dos seguintes procedimentos metodológicos: aulas expositivas e dialógicas, trabalhos individuais e coletivos (em grupo), estudo com leitura de textos indicados, debates, seminários, filmes e análises de temas específicos.
PROGRAMA
1. Educação antiga e medieval
1.1. A educação antes da escola
1.2 A educação oriental
1.3. A educação grega
1.4. A educação romana
1.5. A educação medieval
1.6. O fim da idade média e o renascimento
2. Educação Moderna e Contemporânea
2.1. A educação no início dos tempos modernos
2.2. A educação na época do absolutismo
2.4. A educação burguesa
2.5. A educação nova
2.6. Tendências atuais
3. Educação Brasileira
3.1.Os jesuítas e a educação da alma
3.2. O império e a formação da elite
3.3. A primeira república e a crise da educação elitista
3.4. A educação nova no Brasil
3.5. O avanço da educação popular
3.6. A educação brasileira a partir de 1964
3.7. Tendências Pedagógicas
3.8.Caminhos contemporâneos
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação. São Paulo: Moderna, 2000.
CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo, UNESP, 1999.
CORAGGIO, José Luis. Proposta do Banco Mundial para a educação: sentido oculto ou problemas de concepção? In: TOMMASI, Lívia de; WARDE, Mirian Jorge; HADDAD, Sérgio. (orgs). O banco mundial e as políticas educacionais. São Paulo: Cortez/PUC/Ação Educativa, 1996. p.75-123.
FUNARI, P.P.A. Roma: a vida pública e privada. São Paulo: Atual, 1993.
GADOTTI, Moacir. História das idéias pedagógicas. 8 ed. São Paulo: Ática, 2003.
GERMANO, José Wellington. Estado militar e educação no Brasil: (1964-1985). São Paulo: Cortez, 1993.
GENTILI. Pablo. Pedagogia da Exclusão: o neoliberalismo e a crise da escola pública. Petrópolis: Vozes, 2004.
GHIRALDELLI, Paulo, Jr. História da Educação. São Paulo: Cortez, 2004.
MANACORDA, Mário Alighiero. História da educação na antiguidade aos nossos dias. São Paulo: Cortez, 1997.
PONCE, Aníbal. Educação e Luta de classes. São Paulo: Cortez, 2000.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ALMEIDA, Malu. (org.) Políticas Educacionais e práticas Pedagógicas: para além da mercadorização do conhecimento. Campinas; S/P: Alínea, 2005.
BOTO, C. A escola do homem novo. Entre o iluminismo e a Revolução Francesa. São Paulo: UNESP, 1996.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2006.
FAVERO, Osmar. “A Educação nas Constituintes Brasileiras”. 2ª ed. Campinas: São Paulo: Autores Associados, 2001.
FREIRE, Ana Maria Araújo. Analfabetismo no Brasil. São Paulo: Cortez, 2001.
HISSDORE, M.L. Pensando a Educação nos Tempos Modernos. São Paulo: Edusp, 2001.
IANNI, Octavio. A era do globalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996.
PIERUCCI, Antonio Flavio de Oliveira e al. O Brasil Republicano, economia e cultura. 3 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995.
RIBEIRO, Maria Luisa Santos. História da Educação Brasileira - A Organização Escolar. Campinas/SP: Autores Associados, 2000.
ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da Educação no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2002.
VEIGA NETO, A. et al. A educação em tempos de globalização. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
VERGER, J. Homem e saber na Idade Média. Bauru: EDUSC, 1999.
XAVIER, Maria Elizabete S.P. Poder político e educação de elite, 3a ed. São Paulo: Cortez / Autores Associados, 1992.