História da Educação


CÓD. NO SINGU: DHR30014

DISCIPLINA: História da Educação

CARGA HORÁRIA: 80h

CRÉDITOS: 04

 

OBJETIVO


Contribuir na formação de um professor/a com visão crítica da educação constituída por meio da análise do processo histórico, visto na sua dimensão dinâmica e transformadora e na compreensão dos fenômenos educacionais brasileiros em suas relações com os contextos sociais, econômicos e políticos em que se encontram inseridos.
 

EMENTA


A educação por meio da história da humanidade: dos tempos primitivos ao século XXI. As relações com história e com a educação nos aspectos políticos, econômicos, sociais e ideológicos. As teorias pedagógicas e a organização da educação. História da educação no Brasil. Tendências e perspectivas da educação contemporânea. Perspectivas educacionais na sociedade globalizada.
 

METODOLOGIA


A disciplina será desenvolvida através dos seguintes procedimentos metodológicos: aulas expositivas e dialógicas, trabalhos individuais e coletivos (em grupo), estudo com leitura de textos indicados, debates, seminários, filmes e análises de temas específicos.
 

PROGRAMA


1. Educação antiga e medieval

1.1. A educação antes da escola

1.2 A educação oriental

1.3. A educação grega

1.4. A educação romana

1.5. A educação medieval

1.6. O fim da idade média e o renascimento

2. Educação Moderna e Contemporânea

2.1. A educação no início dos tempos modernos

2.2. A educação na época do absolutismo

2.4. A educação burguesa

2.5. A educação nova

2.6. Tendências atuais

3. Educação Brasileira

3.1.Os jesuítas e a educação da alma

3.2. O império e a formação da elite

3.3. A primeira república e a crise da educação elitista

3.4. A educação nova no Brasil

3.5. O avanço da educação popular

3.6. A educação brasileira a partir de 1964

3.7. Tendências Pedagógicas

3.8.Caminhos contemporâneos 

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA


ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação. São Paulo: Moderna, 2000.


CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo, UNESP, 1999.


CORAGGIO, José Luis. Proposta do Banco Mundial para a educação: sentido oculto ou problemas de concepção? In: TOMMASI, Lívia de; WARDE, Mirian Jorge; HADDAD, Sérgio. (orgs). O banco mundial e as políticas educacionais. São Paulo: Cortez/PUC/Ação Educativa, 1996. p.75-123.

FUNARI, P.P.A. Roma: a vida pública e privada. São Paulo: Atual, 1993.

GADOTTI, Moacir. História das idéias pedagógicas. 8 ed. São Paulo: Ática, 2003.

GERMANO, José Wellington. Estado militar e educação no Brasil: (1964-1985). São Paulo: Cortez, 1993.

GENTILI. Pablo. Pedagogia da Exclusão: o neoliberalismo e a crise da escola pública. Petrópolis: Vozes, 2004.

GHIRALDELLI, Paulo, Jr. História da Educação. São Paulo: Cortez, 2004.

MANACORDA, Mário Alighiero. História da educação na antiguidade aos nossos dias. São Paulo: Cortez, 1997.

PONCE, Aníbal. Educação e Luta de classes. São Paulo: Cortez, 2000. 

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR


ALMEIDA, Malu. (org.) Políticas Educacionais e práticas Pedagógicas: para além da mercadorização do conhecimento. Campinas; S/P: Alínea, 2005.

BOTO, C. A escola do homem novo. Entre o iluminismo e a Revolução Francesa. São Paulo: UNESP, 1996.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2006.

FAVERO, Osmar. “A Educação nas Constituintes Brasileiras”. 2ª ed. Campinas: São Paulo: Autores Associados, 2001.

FREIRE, Ana Maria Araújo. Analfabetismo no Brasil. São Paulo: Cortez, 2001.

HISSDORE, M.L. Pensando a Educação nos Tempos Modernos. São Paulo: Edusp, 2001.

IANNI, Octavio. A era do globalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996.

PIERUCCI, Antonio Flavio de Oliveira e al. O Brasil Republicano, economia e cultura. 3 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995.

RIBEIRO, Maria Luisa Santos. História da Educação Brasileira - A Organização Escolar. Campinas/SP: Autores Associados, 2000.

ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da Educação no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2002.

VEIGA NETO, A. et al. A educação em tempos de globalização. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

VERGER, J. Homem e saber na Idade Média. Bauru: EDUSC, 1999.

XAVIER, Maria Elizabete S.P. Poder político e educação de elite, 3a ed. São Paulo: Cortez / Autores Associados, 1992.




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