13 jul 2023
29 nov 2020
12 mar 2019
Do | Se | Te | Qu | Qu | Se | Sá |
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |
15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 |
22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 |
29 | 30 | 31 |
CÓD. NO SINGU: DHR30005
DISCIPLINA: Metodologia Científica
CARGA HORÁRIA: 80h
CRÉDITOS: 04
OBJETIVO
Abordar os conceitos, princípios e processos fundamentais do conhecimento científico bem como, as regras, as normas técnicas de apresentação de trabalho científico e os processos e fases de investigação científica aplicados aos Estudos de História.
EMENTA
Reflexão sobre o método científico, seu desenvolvimento histórico e suas características. Método Indutivo, Método dedutivo, método dialético e demais métodos. Métodos e técnicas de estudo: leitura proveitosa, organização do estudo, anotações e registros em aula, documentação pessoal - fichas de transcrição, de síntese, resumo, esquema. Conhecimento e tipos de conhecimento. Pesquisa, procedimentos e tipos de pesquisa. Trabalhos científicos - estrutura e apresentação estética de trabalhos acadêmicos.
METODOLOGIA
A disciplina será desenvolvida através dos seguintes procedimentos metodológicos: aulas expositivas e dialógicas, trabalhos individuais e coletivos (em grupo), estudo com leitura de textos indicados, debates, seminários, filmes e análises de temas específicos. Introdução à prática de Pesquisa em História (atividade prática)
PROGRAMA
1. O método científico: seu desenvolvimento histórico e suas características.
2. Método Indutivo, Método dedutivo, método dialético e demais métodos.
3. Métodos e técnicas de estudo:
3.1. Leitura proveitosa, organização do estudo, anotações e registros em aula,
3.2. Documentação pessoal - fichas de transcrição, de síntese, resumo, esquema.
4. Conhecimento e tipos de conhecimento.
5. Pesquisa, procedimentos e tipos de pesquisa.
5.1. Trabalhos científicos - estrutura e apresentação estética de trabalhos acadêmicos.
5.2. A pesquisa aplicada aos estudos de história.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BOGDAN, R.: BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
BITTENCOURT, Circe. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.
CHALMERS, A. F. O que é ciência afinal? São Paulo: Brasiliense, 1993.
CRUZ, Carla & RIBEIRO, Uria. Metodologia Cientifica – teoria e pratica. Rio de Janeiro: Axcel Books, 2003.
ABREU, Martha, SOIHET, Rachel e GONTIJO, Rebeca. Cultura política e leituras do passado: historiografia e ensino de História. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.
ISKANDAR, Jamil I. Normas da ABNT. Curitiba: Juruá, 2005.
KOSIK. K. Dialética do concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976
LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed, 1999.
MEDEIROS, João Bosco. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
RAMPAZZO, Lino. Metodologia Cientifica. São Paulo: Loyola, 2005.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ANDRADE, Maria Margarida. Introdução à Metodologia do Trabalho Científico. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
BARROS, Aidil de J. P. & LEHFELD, Neide Apª. de S. Projetos de Pesquisa. Petrópolis: Vozes, 1994.
CARVALHO, Alex Moreira et al. Aprendendo metodologia científica: uma orientação para os alunos de graduação. São Paulo: O Nome da Rosa, 2000.
DEMO, Pedro. Pesquisa: Princípio Científico e Educativo. São Paulo: Cortez, 1992.
ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo, Perspectiva. 1994.
FEITOSA, Vera C. Redação de Textos Científicos. Campinas: Papirus, 1998.
GIL, A . C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2004.
MARTINS, Gilberto de Andrade. Manual para Elaboração de Monografias e Dissertações. São Paulo: Atlas, 1994.
SALOMON, Délcio V. Como fazer uma monografia. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
SANTOS, A. R. Metodologia Científica – A construção do conhecimento. Rio de Janeiro; DP&A, 2002.