13 jul 2023
29 nov 2020
12 mar 2019
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CÓD. NO SINGU: DHR30009
DISCIPLINA: Teoria da História
CARGA HORÁRIA: 80h
CRÉDITOS: 04
OBJETIVO
Situar a História no contexto epistemológico e atual, delimitando os campos de pesquisa dos historiadores e seus problemas teóricos e metodológicos que influenciam o desenvolvimento da história como ciência identificando as principais tendências da produção historiográfica.
EMENTA
Abordagem sobre os problemas epistemológicos do estudo da história. A constituição da história como disciplina científica e seus referenciais filosóficos e teóricos. O Iluminismo, o criticismo kantiano e o idealismo. O positivismo e o historicismo alemão. A escola metódica. O materialismo dialético-histórico e seus primeiros desdobramentos. A Escola dos Annales e a renovação metodológica da história.
METODOLOGIA
A disciplina será desenvolvida através dos seguintes procedimentos metodológicos: aulas expositivas e dialógicas, trabalhos individuais e coletivos (em grupo), estudo com leitura de textos indicados, debates, seminários, filmes e análises de temas específicos.
PROGRAMA
1. Abordagem sobre os problemas epistemológicos do estudo da história
1.1. O debate cultura/civilização e a questão dos paradigmas epistemológicos
1.2. A questão da construção do objeto histórico
1.4. A questão do sentido da história
1.5. A questão da temporalidade histórica
a) as diferentes concepções de tempo histórico
b) os sentidos do passado
c) o problema da periodização histórica.
d)as possibilidades e limites do estudo do presente como história
1.6.A questão da narrativa histórica: explicação/teorização X descrição; história estrutural X história factual
2. A constituição da história como disciplina científica e seus referenciais filosóficos e teóricos
2.1. O Iluminismo, o criticismo kantiano e o idealismo
2.2.O positivismo e o historicismo alemão
2.3.A escola metódica
2.4. O materialismo dialético-histórico e seus primeiros desdobramentos
3. A Escola dos Annales e a renovação metodológica da história
3.1.A primeira geração e a história-problema
3.2. A segunda geração e a influência do estruturalismo
4. A fragmentação teórico-metodológica e a diversidade historiográfica da segunda metade do século XX
4.1. O neopositivismo e o racionalismo crítico
4.2. A Escola de Frankfurt
4.3. A terceira geração dos Annales e a Nova História Cultural
4.4. A micro-história e o paradigma indiciário
4.8. As teorias do Caos, da crise de paradigmas e da pós-modernidade.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BLOCH, Marc. Introdução à história. Lisboa: Europa-América, 1976;
BOURDÉ, Guy; MARTIN, Hervé. As Escolas Históricas. Europa-América, Lisboa, 1990.
CARDOSO, C. F. S.; BRIGNOLI, H. P. Os métodos da História. Rio de Janeiro: Graal, 1979.
CARDOSO, C. F. S.; VAINFAS, Ronaldo (orgs.). Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
BURKE, P. A Escola dos Annales (1929-1989): a revolução francesa da historiografia. São Paulo: Editora da UNESP, 1991;
DE CERTEAU, Michel. A Escrita da História. Trad. bras. S. Paulo: Forense Universitária, 1981.
FONTANA, Josep. A história dos homens. Bauru: EDUSC, 2004.
_____. História: Análise do passado e projeto social. Bauru, EDUSC, 1998
HOBSBAWM, Eric. Sobre história. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
JAMESON, Fredric. "Pós-modernidade e sociedade de consumo". In: Revista Novos Estudos CEBRAP. São Paulo, nº12, 1985
LE GOFF, Jacques; NORA, Pierre (org.). História: novos problemas, novas abordagens, novos objetos. 3 vol., Rio de Janeiro: Francisco Alves 1976.
SILVA, M. B. N. (org.). Teoria da História. São Paulo: Cultrix, 1976.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BRAUDEL, Fernand. História E Ciências Sociais. Editorial Presença, Lisboa, 1972.
CARDOSO, Ciro Flamarion. Uma Introdução à História. Brasiliense, São Paulo, 1981.
_____. Ensaios Racionalistas. Campus, Rio de Janeiro, 1988.
DOSSE, François. A história em migalhas. São Paulo: Ensaio/Unicamp, 1992.
FEBVRE, Lucien. Combates Pela História. Editorial Presença, 2ª ed., Lisboa, 1985.
GARDINER, Patrick. Teorias da História. Fundação Calouste Gulbenkian, 2ª ed., Lisboa, 1974.
GRAMSCI, Antonio. Concepção Dialética da História. Civilização Brasileira, 4ª ed., Rio de Janeiro, 1981.
HELLER, Agnes. O Cotidiano e a História. São Paulo: Paz e Terra, 2º ed., 1985.
_____. Uma teoria da História. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1993.
KOSIK, Karel. Dialética do Concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
LUKÁCS, G. História e Consciência de Classe. Publicações Escorpião, Porto, 1974.
MARCUSE, Herbert. Materialismo histórico e Existência. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1968.
ROUANET, Sérgio Paulo. As razões do Iluminismo. São Paulo: Cia das Letras, 1987.
_____. Mal estar na modernidade. São Paulo: Cia das Letras, 1993.
SHAW, William. Teoria Marxista da História. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.
VICO, G. Princípios de (Uma) Ciência Nova. São Paulo: Abril Cultural, 1978.