13 jul 2023
29 nov 2020
12 mar 2019
Do | Se | Te | Qu | Qu | Se | Sá |
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |
15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 |
22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 |
29 | 30 | 31 |
CÓD. NO SINGU: DHR30030
DISCIPLINA: Fundamentos e Práticas do Ensino de História
CARGA HORÁRIA: 80h
CRÉDITOS: 04
OBJETIVO
Refletir sobre a realidade educacional brasileira e o papel da História no Ensino fundamental e médio, criando possibilidade de: compreender a condição profissional do professor de História e sua formação; considerar as questões epistemológicas da disciplina escolar constituídas pelo conhecimento cientificamente elaborado e conhecimento empírico; analisar a história da disciplina e as implicações colocadas pelas transformações do mundo contemporâneo, a partir do estudo de documentos educacionais oficiais, em especial aqueles que se referem ao ensino de História e compreender a importância da união teoria e prática no Ensino da História.
EMENTA
O papel da História no currículo do Ensino Fundamental. As propostas curriculares oficiais de didática do ensino de História para a Educação Básica a atuação do professor em sala de aula, com ênfase nos métodos de ensino e nos materiais didáticos, próprios para o ensino de História em todos os níveis do ensino básico.
METODOLOGIA
Métodos utilizados: Aulas teórico-expositivas. Seminários Aulas práticas Discussão individual com alunos nos estágios. Debates em classe. Seminários. Elaboração de material didático. Trabalhos escritos em grupo e individuais. Relatório de estágio e Planos de Ensino.
PROGRAMA
1.A formação do professor de História: questões colocadas na contemporaneidade
2. Os currículos de História nas escolas brasileiras e o saber escolar a ser ensinado.
2.1.O conhecimento histórico escolar na história dos currículos da escola pública brasileira.
2.2. Análise de currículos de História pelos documentos oficiais.
3. A construção do conhecimento histórico em sala de aula
3.1.A construção da uma didática da História
3.2. Conceitos fundamentais para a construção do conhecimento escolar. Estágio supervisionado: 1. Análise do meio de aprendizagem: observação e registro sobre a escola e a sala de aula. 2. Estágio de observação e registro sobre a escola e a sala de aula: a) conteúdos e metodologias na sala de aula; b) noções de tempo e espaço no trabalho do professor e para o aluno; c) a utilização de materiais didáticos na sala de aula. 3. Elaboração de um projeto de construção e aplicação de material didático.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ABUD, Kátia M. A construção de uma Didática da História: algumas idéias sobre a utilização de filmes no ensino. História, São Paulo, 22 (1), p.183-193, 2003
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.
_____.(Org.). O Saber Histórico na Sala de Aula. São Paulo: Contexto, 1998.
_____. & NADAI, Elza. Repensando a noção de tempo histórico no ensino. In:Pinsky J. (org.) O ensino de história e a construção do fato. São Paulo, Contexto, pp. 73-92.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. ParâmetrosCurriculares Nacionais: História e Geografia. Brasília: MEC/SEF, 1997.
CHIQUETTO, Marcos. Breve História da Medida do Tempo. São Paulo: Scipione, 2000.
FAZENDA, Ivani C. Arantes. Interdisciplinaridade: História, teoria e pesquisa. Campinas, SP: Papirus, 1995
PENTEADO, Heloísa D., Metodologia do Ensino de História e Geografia. S.Paulo: Cortez, 1991.
LIMA, Simone Valéria P. História da Educação – Ajudando na prática. Uma vivência em sala de aula. Recife: Bagaço, 2005.
NUNES, S. C. Concepções de mundo no ensino de história. Campinas: 1996
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ARRUDA, J. J. A. História. O Bonde que a Escola Perdeu. Depoimento a Ana Lagoa. Nova Escola, São Paulo, v.6, p. 9-18, 01 nov 1991.
BORGES, Vavy Pacheco. O que é História. São Paulo: Brasiliense, 1981.
BORIS, F. História do Brasil. São Paulo: EDUSP,2002.
CABRINI,C. O ensino de história. Porto Alegre: EDUC, 2000.
CABRINI, Concei.ção e outros - O ensino de história - revisão urgente. São Paulo. Brasiliense, 1986
CORSETTI, Berenice et alli (orgs) Ensino de História: formação de professores e cotidiano escolar. Porto Alegre: EST/ Anpuh-RS/ FAPERGS, 2002;
FARIA, M. A. - O jornal na sala de aula. Campinas: Contexto, 1994.
FERRO, Marc - A manipulação da história no ensino e nos meios de comunicação. Trad. Wlademir Araujo. São Paulo: Ibrasa, 1983
FONSECA, Selva Guimarães. Caminhos da História Ensinada. 3 Ed. Campinas, S.P: Papirus, 1995.
LUCINE, Marizete. Tempo, narrativa e ensino de história. Porto Alegre: Mesiação, 1999.
NADAI, Elza. A escola pública contemporânea: os currículos oficiais de história e o ensino temático. Revista Brasileira de História. São Paulo: ANPUH, (11): 99-116, set. 85-fev. 86
_____. A prática de Ensino e a democratização da escola. In: CARVALHO, Ana Maria (coord.). A formação do professor e a prática de ensino. São Paulo: Pioneira, 41-43, 1988.
_____. O ensino de História no Brasil: trajetória e perspectiva. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 13, n. 25/26, pp143-162, set. 92/ago. 93
DA MATTA, R.. Espaço: casa, rua e outro mundo: o caso do Brasil. In: A casa e a Rua. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.
MOYSÉS, L. O desafio de saber ensinar. Campinas: Papirus, 2000.
PINSK, J. O ensino de história e a criação do fato. Campinas: Contexto, 1997.
POLLAK, Michael. Memória e Identidade Social. In. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, nº 10, 1992,
SANTOS, M. Os migrantes no Lugar: da memória a descoberta. In: A natureza do espaço: espaço e tempo: razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1999.