Pesquisa da História


CÓD. NO SINGU: DHR30020

DISCIPLINA: Pesquisa da História

CARGA HORÁRIA: 80h

CRÉDITOS: 04

 

OBJETIVO


Possibilitar a construção do conhecimento histórico, compreendendo as etapas da pesquisa histórica, seus pressupostos teóricos e metodológicos para que os graduandos possam construir as bases de elaboração de uma proposta de projeto de pesquisa.
 

EMENTA


Produção/compreensão do Conhecimento Histórico (Objetividade e subjetividade). A História e a Pesquisa Histórica. Os passos da pesquisa: métodos, técnicas e problemáticas. As fontes como construção histórica. O Projeto de Pesquisa em História como construção contínua. A relação dialética pesquisa/teoria. A relação historiador e os fatos históricos. O historiador e o diálogo com as fontes históricas. Produção de texto científico
 

METODOLOGIA


A disciplina será desenvolvida através dos seguintes procedimentos metodológicos: aulas expositivas e dialógicas, trabalhos individuais e coletivos (em grupo), estudo com leitura de textos indicados, debates, seminários e produção de texto científico.
 

PROGRAMA


1. A História e a Pesquisa Histórica

1.1. Pressupostos teóricos metodológicos da pesquisa em História

1.2. As fontes como construção histórica

1.3. Os passos da pesquisa: métodos, técnicas e problemáticas

2. Discussão bibliográfica

2.1. A relação dialética pesquisa/teoria

2.2. A relação historiador e os fatos históricos

2.3. O historiador e o diálogo com as fontes históricas

3. O discurso narrativo

4. Elaboração do projeto de pesquisa

4.1. Produção de texto científico

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA


ACHARD, Pierre et al. Papel da memória. Trad. e introd. José Horta Nunes. Campinas: Pontes, 1999.

AROSTÉGUI, Júlio. A pesquisa histórica: teoria e método. Tradução de Andréa Dore; revisão técnica de José Jobson de Andrade Arruda. Bauru: EDUSC, 2006.

COLLINGWOOD, R. G. A idéia de história. Lisboa: Presença, 1965.

FERRO, Marc. Falsificações da História. Portugal: Fórum da história, 1994.

FONSECA, Selva Guimarães. Caminho da história ensinada. 3. ed. Campinas: Papirus, 1995.

______. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizado. Campinas: Papirus, 2003.

GADDIS, John Lewis. Paisagens da História: como os historiadores mapeiam o passado. Tradução de Marisa Rocha Motta. Rio de Janeiro: Campus, 2003.

NOVAES, Adauto (org.). Tempo e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

SIMIAND, François. Método Histórico e Ciência Social. Edusc, Bauru, 2003.

VEYNE, Paul. Como se escreve a História. 2. ed. Brasília, Ed. UnB, 1992.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR


APPLE, Michael. Ideologia e currículo. São Paulo: Brasiliense, 1982.

BLOCH, Marc. Apologia da História ou o Ofício do Historiador; Rio de Janeiro: J. Zahar, 2001.

CARDOSO, C. F. e BRIGNOLI, H. P. Os Métodos da História. Introdução aos Problemas, Métodos e Técnicas da História demográfica, econômica e social. Rio de Janeiro: Graal, 1975.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Petrópolis: Vozes, 1994.

FONTANA, Josep. História: análise do passado e projeto social. Bauru: EDUSC, 1998.

McGARRY, K.J. Da documentação à informação. Lisboa: Presença, 1984.

REIS, José Carlos. História & Teoria. Historicismo, modernidade, temporalidade e verdade. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 2003.

SHAW, William. Teoria Marxista da História. Zahar: Rio de Janeiro, 1979.

TÉTART, Philippe. Pequena História dos Historiadores. Edusc, Bauru, 2000.

VIEIRA, Maria do Pilar (et al.). A Pesquisa em História. Ática, São Paulo, 1989.




<<
Setembro 2021
>>
DoSeTeQuQuSe
   1234
567891011
121314151617
18
19202122232425
2627282930