CÓD. NO SINGU: DHR30020
DISCIPLINA: Pesquisa da História
CARGA HORÁRIA: 80h
CRÉDITOS: 04
OBJETIVO
Possibilitar a construção do conhecimento histórico, compreendendo as etapas da pesquisa histórica, seus pressupostos teóricos e metodológicos para que os graduandos possam construir as bases de elaboração de uma proposta de projeto de pesquisa.
EMENTA
Produção/compreensão do Conhecimento Histórico (Objetividade e subjetividade). A História e a Pesquisa Histórica. Os passos da pesquisa: métodos, técnicas e problemáticas. As fontes como construção histórica. O Projeto de Pesquisa em História como construção contínua. A relação dialética pesquisa/teoria. A relação historiador e os fatos históricos. O historiador e o diálogo com as fontes históricas. Produção de texto científico
METODOLOGIA
A disciplina será desenvolvida através dos seguintes procedimentos metodológicos: aulas expositivas e dialógicas, trabalhos individuais e coletivos (em grupo), estudo com leitura de textos indicados, debates, seminários e produção de texto científico.
PROGRAMA
1. A História e a Pesquisa Histórica
1.1. Pressupostos teóricos metodológicos da pesquisa em História
1.2. As fontes como construção histórica
1.3. Os passos da pesquisa: métodos, técnicas e problemáticas
2. Discussão bibliográfica
2.1. A relação dialética pesquisa/teoria
2.2. A relação historiador e os fatos históricos
2.3. O historiador e o diálogo com as fontes históricas
3. O discurso narrativo
4. Elaboração do projeto de pesquisa
4.1. Produção de texto científico
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ACHARD, Pierre et al. Papel da memória. Trad. e introd. José Horta Nunes. Campinas: Pontes, 1999.
AROSTÉGUI, Júlio. A pesquisa histórica: teoria e método. Tradução de Andréa Dore; revisão técnica de José Jobson de Andrade Arruda. Bauru: EDUSC, 2006.
COLLINGWOOD, R. G. A idéia de história. Lisboa: Presença, 1965.
FERRO, Marc. Falsificações da História. Portugal: Fórum da história, 1994.
FONSECA, Selva Guimarães. Caminho da história ensinada. 3. ed. Campinas: Papirus, 1995.
______. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizado. Campinas: Papirus, 2003.
GADDIS, John Lewis. Paisagens da História: como os historiadores mapeiam o passado. Tradução de Marisa Rocha Motta. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
NOVAES, Adauto (org.). Tempo e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
SIMIAND, François. Método Histórico e Ciência Social. Edusc, Bauru, 2003.
VEYNE, Paul. Como se escreve a História. 2. ed. Brasília, Ed. UnB, 1992.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
APPLE, Michael. Ideologia e currículo. São Paulo: Brasiliense, 1982.
BLOCH, Marc. Apologia da História ou o Ofício do Historiador; Rio de Janeiro: J. Zahar, 2001.
CARDOSO, C. F. e BRIGNOLI, H. P. Os Métodos da História. Introdução aos Problemas, Métodos e Técnicas da História demográfica, econômica e social. Rio de Janeiro: Graal, 1975.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Petrópolis: Vozes, 1994.
FONTANA, Josep. História: análise do passado e projeto social. Bauru: EDUSC, 1998.
McGARRY, K.J. Da documentação à informação. Lisboa: Presença, 1984.
REIS, José Carlos. História & Teoria. Historicismo, modernidade, temporalidade e verdade. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 2003.
SHAW, William. Teoria Marxista da História. Zahar: Rio de Janeiro, 1979.
TÉTART, Philippe. Pequena História dos Historiadores. Edusc, Bauru, 2000.
VIEIRA, Maria do Pilar (et al.). A Pesquisa em História. Ática, São Paulo, 1989.