
Com início das atividades acadêmicas em 2010, o curso de Licenciatura em História - autorizado pela Resolução nº 009/CONSUN, de 24/10/2007/ Portaria Normativa nº 40 de 12/12/2007(D.O.U. 13.12.2007) e Regularizado pela Resolução 213/CONSEA de 30/06/2009 - tem como missão precípua formar professores de História aptos a exercerem suas funções no segundo ciclo do ensino fundamental e no ensino médio.
O curso oferece 50 vagas anualmente, a entrada dos egressos na Universidade é no segundo semestre e o processo seletivo se dá por meio do Exame Nacional do Ensino Médio/ENEM.
Um dos principais objetivos do curso é garantir uma formação integrada (professor-pesquisador), que ofereça também aos acadêmicos possibilidades de incursão nos campos da pesquisa e da extensão, atividades estas que aliados às ações de ensino, formam o tripé basilar sob o qual deve ser orientar a formação universitária pública no país. Neste sentido, busca-se:
- Compreender o currículo do curso como um processo aberto a mudanças no sentido de atualizá-lo conforme os debates teóricos e metodológicos da história, como um campo específico do conhecimento humano.
- Estabelecer diálogo com as outras áreas do conhecimento humano e social no que se refere aos estudos, pesquisas, debates, seminários e outros.
- Relação teórica e prática como elemento integrador das disciplinas dita teóricas com as de conteúdo histórico, possibilitando que o aluno e a aluna tenha do currículo do curso uma compreensão sistêmica e não fragmentada.
- Valorização dos saberes das múltiplas etnias e culturas presentes no chão rondoniense, notadamente no que se refere à pesquisa acadêmica.
- Cultura de avaliação do ensino-aprendizagem como um processo global que envolve conteúdo, competências e habilidades.
- Autonomia como princípio educativo que deve estar presente na relação ensino-aprendizagem.
- Uso de novas linguagens e tecnologias visando otimizar a aprendizagem.
- Conceber a pesquisa como um princípio científico e educativo, dando ênfase à prática de pesquisa como componente curricular desde os primeiros períodos do curso.
