13 jul 2023
29 nov 2020
12 mar 2019
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CÓD. NO SINGU: DHR30025
DISCIPLINA: Didática
CARGA HORÁRIA: 80h
CRÉDITOS: 04
OBJETIVO
Compreender a organização do trabalho docente, em seus aspectos teóricos e metodológicos, sua função no processo de construção do conhecimento escolar, mediante demandas educacionais solicitadas pelo contexto sócio-econômico, cultural e ideológico atual.
EMENTA
Evolução histórica da didática no contexto da educação brasileira. Análise crítica dos processos de ensino e de aprendizagem, à luz das tendências pedagógicas. Elementos fundamentais e estruturantes da prática pedagógica. Organização do trabalho pedagógico no cotidiano escolar. A sala de aula no processo educativo: Planejamento/Proposta Pedagógica e Projeto Pedagógico. Seleção ordenação, descrição e delimitação de objetivos, conteúdos, métodos de aprendizagem e avaliação.
METODOLOGIA
Aulas expositivas; exibição e debate de vídeos; análise individual de textos com fichamento ou construção de esquemas; debate coletivo de textos; elaboração de planejamentos, palestras com professores convidados; seminários promovidos pelos alunos, pesquisa de campo e seminários.
PROGRAMA
1. A educação, seus fundamentos sociológico-filosóficos
1.1. Principais correntes filosófico-pedagógicas
2. Elementos envolvidos no processo ensino -aprendizagem
2.1 - Aprendizagem e ensino
2.2 - Perspectivas metodológicas de aprendizagem
2.3 - As relações humanas no processo de ensino-aprendizagem
3. O planejamento de Ensino
3.1 - Conceito de planejamento
3.2 - Planejamento de ensino e educacional
3.3 - Plano de ensino: tipos, etapas e componentes básicos
3.4 - Elaboração de plano de unidade e plano de aula
3.5 - Os objetivos de ensino
3.6 - Organização e seleção dos conteúdos
3.7 - Métodos de ensino
3.8 - Recursos de ensino
4. A avaliação da aprendizagem
4.1. O cotidiano da sala de aula e o processo educativo
4.2. Formas de avaliação
5. Questões da educação brasileira
5.1. A problemática de gênero, raça e classe
5.2. O fracasso escolar
5.3. O problema do conflito cultural e o currículo
5.4. O multiculturalismo e a educação
5.5. A globalização e suas implicações
5.6. O neoliberalismo e a educação
5.7. A formação de professores
5.8. A educação e o trabalho
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
AFONSO, Almerindo Janela – Avaliação Educacional: regulação e emancipação. São Paulo. Cortez, 2ª edição, 2002.
APPLE, Michel. Trabalho Docente e textos: economia política das relações de classe e de gênero em educação. Porto Alegre, Artes Médicas, 1995.
GANDIN, Danilo; CRUZ, Carlos Henrique Carrilho. Planejamento na sala de aula. Petrópolis: Vozes, 2006.
GENTILI, Pablo e SILVA, Tomaz Tadeu. Neoliberalismo, Qualidade Total e Educação. Petrópolis, Vozes, 1995.
FAZENDA, I.F.(coord). Práticas Interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez, 1999.
GADOTTI, M.. Concepção dialética da Educação: um estudo introdutório. São Paulo: Cortez, 2000.
TURRA, Clodia Maria e outros. Planejamento de ensino e avaliação. Porto Alegre, Sagra, 1986.
GHIRALDELLI JR., Paulo. Didática e Teorias Educacionais. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
SILVA, Tomaz Tadeu (org.) Alienígenas na sala de aula – uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis, Vozes, 1995.
VEIGA, Ilma Passos. Técnicas de ensino: Por que não? Campinas, S.P., Papirus, 1993.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ANTUNES, Celso. Professores e professauros. Petrópolis: Vozes, 2007.
ABRAMOWICZ, Anete e Moll, Jaqueline (org.) Para além do Fracasso Escolar. Campinas, Papirus, 1997.
ALVES, RUBEM. O preparo do educador In: O educador vida e morte, 6 ed., Rio de Janeiro: Graal,1985.
BOSI, Alfredo et al. Filosofia da Educação Brasileira. RJ, Ed. Civilização Brasileira, 1983.
CANDAU, V. M.(org.) A didática em questão. 9 ed., Petrópolis: Vozes,1991.
CUNHA, M. I. da. O bom professor e sua prática. São Paulo: Papirus,1989.
FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação – uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo, Moraes, 1980.
GENTILI, Pablo. Pedagogia da exclusão. Petrópolis, Vozes, 1996.
LINHARES, Célia Frazão. A escola e seus profissionais, tradições e contradições. RJ, AGIR, 1988.
MENEGOLLA, M. I. e SANTANA, J. M. Porque planejar? Como planejar? Petrópolis: Vozes, 1992.
PIMENTA, Selma Garrido (org.) Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. São Paulo, Cortez Ed., 1997.
SILVA, Tomaz Tadeu. Identidades Terminais – as transformações na política da pedagogia e na pedagogia da política. Petrópolis, Vozes, 1996.
SILVA, Tomaz Tadeu e Gentili, Pablo (org.). Escola S.A – quem ganha e quem perde no mercado educacional do neoliberalismo. Brasília, CNTE,1996.
WACHOWICZ, L. A. O método dialético na didática. São Paulo: Papirus, 1989.